Os Desafios da Indústria 4.0 para o Setor Moveleiro

Desenvolvimento virtual de projetos, Internet das Coisas, monitoramento de processos em tempo real e inteligência virtual são alguns dos elementos presentes no contexto da indústria 4.0.

Nesse modelo — que ainda é novo no Brasil — é possível oferecer ao consumidor a chance de projetar e comprar seu móvel e, enquanto ele faz um passeio no shopping, aguarda para levar o produto fabricado/customizado para casa no mesmo dia. Apesar de nova, a indústria 4.0 no setor moveleiro é real, independentemente do tamanho da empresa.

Ainda que alguns dos elementos da indústria 4.0 não sejam aplicáveis a todos no setor moveleiro, para não ficar para trás e conquistar mais clientes é preciso conhecer o conceito, focar no essencial e colocá-lo em prática rapidamente no seu negócio.


Neste post você entenderá o que é indústria 4.0, seu impacto nas empresas, quais são os principais desafios dessa realidade para o setor moveleiro e as tecnologias mais indicadas para seguir a tendência. Confira!

O QUE É INDÚSTRIA 4.0

Antes de conhecer os principais desafios da indústria 4.0 no setor moveleiro e seus impactos é preciso saber o que significa esse conceito tão em voga no mercado atualmente. Se as três primeiras revoluções industriais trouxeram para a sociedade os aspectos mecânico, elétrico e a automação, com a produção em massa, o advento da eletricidade e, mais recentemente, a tecnologia da informação, a quarta fase desse processo une mundo digital, físico e biológico por um conjunto de novas tecnologias atuando de forma integrada.


Entre as principais tecnologias que fazem com que essa união de mundos seja possível estão a Internet das Coisas (IoT), a Inteligência Artificial (IA). Cloud Computing, Machine Learning e a Manufatura Aditiva.


EFEITOS DA INDÚSTRIA 4.0 NO MERCADO


Com o uso de linhas de produção mais complexas e recursos para fazer uma gestão empresarial mais profunda, entre os principais efeitos da indústria 4.0 no mercado como um todo estão a minimização de erros humanos e desperdícios de recursos, tanto humanos quanto de insumos.


Nesse novo cenário, é esperado que as empresas trabalhem ainda mais apoiadas em dados e em informações de mercado. Com isso, as indústrias, do setor moveleiro incluídas, terão mais ferramentas à sua disposição para fazer acompanhamento de mudanças nos hábitos de consumo e nas demandas de clientes.


Por outro lado, como as empresas passarão a usar cada vez mais plataformas digitais. Com isso, os riscos de invasão de dados e de enfrentar desafios relativos à segurança da informação são ainda maiores. Por isso, é necessário ter atenção especial a esse tópico.


Outro efeito que poderá ser cada vez mais notado no mercado é aumento de investimento das empresas em inovação. Por mais que isso seja necessário e, até mesmo, indispensável, será necessário que as indústrias se preparem financeiramente para essa mudança.


IMPACTOS DA INDÚSTRIA 4.0 NO SETOR MOVELEIRO


As empresas do setor moveleiro que abraçam o desafio de trilhar o caminho da indústria 4.0 conquistam vantagens claras, como redução de custos e maximização de seus resultados operacionais — não só de fabricação, mas logísticos e de fluidez nos processos.


Não seguir o caminho da indústria 4.0, por outro lado, remete a 40 anos de atraso em relação aos setores como o das montadoras de automóveis e cerca de 20 anos de déficit em comparação às indústrias moveleiras que lideram mundialmente o setor.


Apesar da importância de as indústrias apostarem no modelo 4.0, muitas empresas brasileiras não investem no uso de tecnologias digitais, como mostra esta pesquisa de 2016 realizada pela a Confederação Nacional das Indústrias (CNI).


Segundo o estudo, 58% das indústrias conhecem a importância do investimento do tipo para a competitividade, mas menos da metade faz uso desse recurso. Aprimorar os processos produtivos e conquistar mais produtividade tem sido o foco, mas ainda é muito limitado.


É isso que torna o investimento em recursos da indústria 4.0 a chave para se diferenciar no mercado. Sobressaem-se as empresas que exploram modelos de negócios criados há pouco e aproveitam chances que surgem com o desenvolvimento da cadeia produtiva.

INTEGRAÇÃO E CUSTOMIZAÇÃO

Adotar a indústria 4.0 no setor moveleiro passa por integrar diversas etapas do processo, como desenvolvimento de produtos, projetos e até mesmo o pós-venda. Apostar em soluções específicas é uma forma de também ligar diferentes unidades produtivas com troca instantânea de informações, como compras e estoques, em integração horizontal da produção.


Com isso, é possível fazer uma customização em massa, permitindo que os clientes tenham acesso a recursos como individualização e exclusividade em suas compras, podendo se envolver no desenvolvimento de produtos e serviços.


A promoção da comunicação entre diversos elos da cadeia produtiva do setor moveleiro promove individualização dos recursos, mais flexibilidade e, é claro, a produção de bens cada vez mais customizados — tudo isso com grau de eficiência que, antes, só era possível quando a produção acontecia em massa.


PRINCIPAIS DESAFIOS DA INDÚSTRIA 4.0 NO SETOR MOVELEIRO


Aplicar alguns elementos da indústria 4.0 é mandatório para empresas do setor moveleiro que não querem ficar para trás em relação à concorrência. No entanto, há alguns desafios que devem ser vencidos para que a aplicação dessa tendência de mercado se torne uma realidade.


Um deles é se preparar financeiramente para realizar os investimentos necessários para se atualizar. Quando o CAD surgiu, na década de 70, apenas a indústria automotiva tinha os recursos financeiros necessários para sua aplicação.


Hoje, existem muitas marcenarias que ainda acreditam poder sobreviver sem usar softwares para desenho. A verdade é que essa opção é muito arriscada.


Empresas moveleiras que integraram a produção ao uso de softwares de projeto e gestão já experimentam as vantagens desses avanços e consideram um caminho sem volta. Seu negócio não pode ficar para trás!


BENEFÍCIOS PARA O SETOR MOVELEIRO INDÚSTRIA 4.0


O advento da indústria 4.0 no setor moveleiro traz vários benefícios para o mercado. Entre os principais deles, podemos destacar a maior conexão entre os departamentos de um negócio, automatização de processos ainda maior e aceleração na tomada de decisão com dados mais acessíveis e confiáveis, criando a chamada cultura data driven.


As áreas se tornam mais integradas a partir do momento que o uso de tecnologias como um sistema de gestão permite que os departamentos acessem com facilidade dados de outras áreas, acabando com problemas como informações defasadas ou incompletas. A automatização de processos na indústria 4.0 também vai um passo além do que a onda anterior. É cada vez maior o número de atividades de uma indústria de móveis que podem ser automatizadas, liberando os funcionários para outras atividades estratégicas nas mais diversas áreas.


A tomada de decisões acelerada é outra vantagem. Com número cada vez maior de informações à disposição fica mais fácil definir estratégias e planejar os próximos passos. A exatidão dos dados é outro ponto relevante. Tecnologias como IA ajudam o mercado de móveis a conhecer profundamente seus clientes B2C e B2B, reduzindo a chance de falhas e abordagens equivocadas.


Rastreabilidade, realidade aumentada, nuvem de dados, simulação, Internet das Coisas e manufatura aditiva estão entre as tecnologias da indústria 4.0 no setor moveleiro que estão mudando o mercado. Para sua empresa não ficar para trás, operando com sistemas defasados, é preciso agir desde já — apesar de a tendência ainda ser relativamente nova no país e estar começando a se expandir.


Aposte em inovações certeiras, que melhorem seus processos produtivos e ajudem a oferecer o que há de mais novo no mercado moveleiro aos seus clientes, compreendeu?


Essa matéria foi originalmente publicada pelo site da Promob Software.