Há muitos anos, mais e mais clientes pesquisam na Internet os produtos que desejam, observam avaliações e opiniões de outras pessoas e, em seguida, tomam decisões informadas antes de fazer suas compras online.
Há muitos anos, mais e mais clientes pesquisam na
Internet os produtos que desejam, observam avaliações e opiniões de
outras pessoas e, em seguida, tomam decisões informadas antes de fazer
suas compras online.
Há algum tempo,
essa tendência foi transferida para as lojas locais, impondo uma nova
forma de pensar como “posicionar” negócios, incluindo Postos de
Serviços, na internet.
Cada vez mais
pessoas pesquisam na internet, por meio de seus telefones e assistentes
digitais, os melhores lugares e serviços mais próximos quando precisam.
Nesse sentido, é de vital importância saber se os Postos de Combustíveis
ou de Gasolina “aparecem”, como aparecem nessa busca e quais serviços
oferecem quando os usuários os encontram.
No
momento em que um usuário busca por “Posto de Combustível Mais
Próximo”, é quando o algoritmo do Google entra em ação, tentando
recomendar ao usuário não apenas aquele que está mais próximo, mas
também aquele que ele considera ser a melhor opção para aquele usuário.
Mais de 50% dos motoristas chegam até o posto por influência de aplicativos como waze, maps, uber, pix, AME e Abasteça Aí.
Esse posicionamento em buscadores como o Google Maps está se tornando
cada vez mais importante na hora de redirecionar o público para o seu
negócio.
A verdade é que, embora ninguém
conheça o algoritmo do Google, foram definidas algumas boas práticas
para que os usuários possam encontrar os postos e cada serviço que
oferecem quando precisarem.
O mais
básico e fundamental é que cada empresa seja proprietária do seu ponto
Google Meu Negócio, o buscador por excelência de negócios e serviços
locais.
Isso nem sempre acontece, pois
alguns pontos são gerados por clientes ou colaboradores e, portanto, a
propriedade deve ser solicitada ao Google. Além disso, todas as
informações dos pontos devem ser atualizadas incluindo horários,
serviços, endereço e telefone, entre outros.
Embora
toda empresa deva ter seu posicionamento online local no radar, nenhum
esforço feito no formato digital deve prejudicar a experiência do
cliente. Essa experiência quase sempre será refletida na pontuação do
Google (de 1 a 5 estrelas).
A nova batalha pelos clientes é travada no plano virtual, mas é vencida em cada ponto de venda e em cada interação.
Nesse
sentido, os esforços são complementares. As empresas devem dizer aos
seus clientes o que fazem e o que oferecem digitalmente, mas
certifique-se de oferecê-lo da melhor maneira e com a melhor qualidade
quando o cliente estiver lá.
Conheça os 5 aplicativos mais baixados para encontrar algum posto de gasolina por perto
Shell Box
Esse
é um dos mais populares nessa lista. Quando se fala sobre abastecer
veículos, a Shell Box traz para a mesa um aplicativo de fácil utilização
e rápida navegabilidade dentro do mapa incluso na aplicação
Para
melhorar ainda mais, os usuários conseguem aproveitar descontos e
acumular pontos quando utilizam de algum serviço das redes Shell. Se
você for novo no app, ainda ganha um desconto generoso de 15 centavos
por litro nas três primeiras vezes que você abastecer utilizando o
código MENOS15.
Abastece aí
Esse
é o jeito que a rede Ipiranga usou para entrar nesse mercado. Através
do app, você ganha cashback, além de poder pagar usando a carteira
digital do app – que à propósito te indica os postos mais próximos da
sua localização
Preço dos Combustíveis
O
antigo Gazo foi renomeado para facilitar a vida dos usuários e tem como
objetivo “informar os motoristas o preço de combustíveis nas principais
cidades brasileiras”. Além de te apontar para os postos mais próximos,
ele faz uma categorização por preço
Além
disso, ele traz diversas outras informações sobre os estabelecimentos,
como por exemplo: se o posto tem loja de conveniência, se tem caixa
eletrônico e até se tem banheiros.
Google Maps
Esse
com certeza você conhece (ou pelo menos já ouviu falar). Dentro das
muitas funcionalidades, o app serve também como um “encontra postos”,
bastando apenas clicar no ícone de “posto de gasolina” ou fazer uma
busca.
Ele sai perdendo para outros por
não dar descontos, nem cashback e nem mostrar informações sobre os
lugares diretamente. Mas, em compensação, você pode ver as avaliações
que outros usuários deixaram sobre o posto que você está indo para
decidir se é o lugar certo para você (não esqueça de deixar a sua
própria avaliação sobre o lugar.
Desenvolvido com pela Navegah