Em meio a crise que a revenda de combustível vem sofrendo o segmento de lojas de conveniência cresceu em meio ao cenário desafiador da economia brasileira dos últimos anos.
O faturamento médio de uma loja de conveniência fica entre R$ 80 e R$ 140 mil Reais por mês. Com base nos dados das 3 principais redes de conveniência do Brasil (Select, am/pm e Br Mania).
Porém é possível faturar mais ou menos que esses valores, porque depende muito da loja. Esse é um valor médio com base em todas as lojas dessas redes.
Então pode ser que na sua cidade o faturamento seja um pouco menor ou até maior, tudo é bastante variável.
Afinal vai depender do tamanho da cidade, do posto de combustível onde a loja será montada, dos costumes de compra do público local e vários outros detalhes.
Ticket médio de uma loja de conveniência
O valor do ticket médio é o quanto o cliente costuma gastar na loja de conveniência a cada compra. Esse é um valor que você deve ficar atento, para tentar ter uma noção de faturamento futuro e pensar em estratégias para aumentar esse valor.
O ticket médio em uma loja de conveniência costuma ficar na faixa dos R$ 12 Reais. Porém existem redes de conveniência que conseguem chegar a um valor gasto por cliente maior. Como é o caso da rede Select, dos postos Shell, que tem um ticket médio de até R$ 14 Reais.
Algumas lojas conseguem ter uma média bastante alta, enquanto outras é mais baixa. Então o principal objetivo das lojas de conveniência é fazer com que o cliente gaste um pouco mais a cada compra. Porque assim o faturamento mensal da loja aumenta sem precisar aumentar o número de clientes.
Faturamento geral do setor de conveniência no Brasil
Os últimos dados relacionados ao faturamento do setor de lojas de conveniência são de 2018. Segundo a Associação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, o faturamento desse segmento foi de R$ 7,5 Bilhões de Reais.
Isso representou um crescimento de 1,4% comparado com o ano anterior. Porém é bem provável que tanto a margem de crescimento quanto o faturamento desse segmento tenha aumentado ainda mais no último ano.
Afinal, as pessoas estão cada vez mais se acostumando a comprar nas lojas de conveniência. Sem falar que elas são sempre a opção que as pessoas recorrem nos momentos em que todos os outros lugares estão fechados.
A grande maioria das lojas de conveniência funcionam 24 horas e isso aumenta ainda mais o número de clientes que se pode atingir.
Segundo dados, a média é que uma loja de do tipo receba cerca de 300 clientes por dia. Se multiplicar isso pelo ticket médio de R$ 12 Reais, vamos chegar a um faturamento médio de R$ 3600 Reais por dia e de aproximadamente R$ 108 mil Reais no mês.
Margem de lucro de uma conveniência
Geralmente uma loja de conveniência tem uma margem de lucro entre 10% e 15% do valor faturado. Algumas lojas conseguem chegar a lucrar próximo dos 20%, mas são poucos os casos.
No geral a lucratividade está média do mercado desse tipo de produto, então se você pensa em começar na área é importante já se planejar para atingir esse tipo de lucro.
Produtos mais vendidos em conveniência
Mais de 60% das vendas em uma loja de conveniência são de bebidas e cigarros. Portanto, esses são os principais produtos vendidos em lojas do tipo.
Porém também costuma gerar bons resultados com a venda de lanches e comidas rápidas, bebidas não alcoólicas (principalmente café), doces e outros produtos do tipo.
Porém algumas redes de conveniência já estão passando a oferecer uma estrutura maior e mais completa. Onde o cliente possa encontrar de tudo no mesmo lugar.
Então algumas lojas desse ramo já contam com a venda de frutas e verduras, padaria, fazem pagamento de contas e outras coisas. Visando atingir um público maior, um faturamento crescente e fazer com que o cliente resolva tudo dentro da loja.
O faturamento das lojas de conveniência vai aumentar?
A tendência é que o faturamento médio de uma loja de conveniência aumente sim, pelo fato que as pessoas estão cada vez mais recorrendo a esse tipo de lugar e as lojas estão cada vez mais completas. Atendendo as necessidades desse público.
As conveniências deixaram de ser apenas um local para atender as pessoas que estão de passagem pelo local. Elas se tornaram um ponto de encontro de amigos aos finais de semana, um local para realizar compras do dia a dia e resolver tudo o que se possa.
O setor de lojas de conveniência em si tende a crescer ainda mais. Afinal, apenas cerca de 20% dos postos de gasolina no Brasil possuem essas lojas. Então tem muito mercado para crescer ainda e essa se mostra ser uma oportunidade interessante para quem quer montar uma loja de conveniência.
Loja de conveniência fora de postos de combustível pode faturar mais
Algumas redes já estão analisando e investido nesse modelo de conveniência. Saindo assim do tradicional, que é a instalação em postos de combustível, para montar em bairros mais próximos das pessoas.
Assim, a expectativa é que o faturamento aumente por ser uma opção mais prática e próxima para as pessoas comprarem tudo o que precisam.
A própria Americanas já possui lojas nesse modelo de conveniência. A rede am/pm também tem isso como objetivo e almeja investir em lojas de conveniência bem no formato de minimercados. Onde pretende ter padaria, frutas e verduras, produtos de mercearia e muito mais.
Franquia de conveniência ou loja própria? Qual fatura mais?
Essa é uma dúvida comum de quem pensa em iniciar um negócio do tipo, porém não existe uma resposta correta para isso. Cada pessoa se identifica com um modelo de negócio e uma forma de começar.
Então cabe a você decidir se quer iniciar com uma franquia de conveniência já renomada no mercado ou começar uma loja do zero.
Geralmente as franquias de conveniência tem um faturamento maior, já que são marcas mais populares e passam uma maior credibilidade. Além disso, elas tem uma padronização no funcionamento visando otimizar os ganhos.
Portanto, são algumas vantagens interessantes. Mas não podemos deixar de falar também dos pontos negativos, afinal você não terá um controle pleno do negócio, pois se não atingir os resultados esperados, a rede poderá decidir fechar a loja.
Como aconteceu com a BR Mania em 2018, quando decidiu fechar 31 lojas que não estavam atingindo os resultados desejados.
Conveniência aumenta o faturamento dos postos
Esse é um detalhe interessante para se observar. Afinal, segundo um estudo realizado pela Cognatis e divulgado pela BR Mania, os postos conseguem aumentar em 17% a média de vendas de combustíveis ao abrir uma loja de conveniência no local.
O motivo é que, teoricamente, mais pessoas irão até o posto de combustível por conta da conveniência e acabarão também abastecendo o veículo.
Outro detalhe interessante é que em alguns países as conveniências são muito mais populares e atingem números absurdamente maiores. Nos EUA, por exemplo, as lojas desse tipo estão presentes em mais de 80% dos postos.
Atualmente no Brasil 85% do faturamento dos postos é com a venda de combustíveis e lubrificantes. Enquanto em países como a Inglaterra, por exemplo, as lojas de conveniência é que representam cerca de 80% do faturamento dos postos.
Então tudo indica que esse segmento ainda vai crescer bastante no Brasil e atingir números mais expressivos nos próximos anos.
Espero que todas as informações tenham sido úteis e que você tenha entendido qual o faturamento médio de uma loja de conveniência atualmente!
Essa matéria foi, originalmente, publicada pelo site montarumnegocio.com.
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