A história da Móveis Belas Artes e as perspectivas para o novo ano que se inicia

Em 2024 a Belas Artes completa 36 anos, saiba como tudo começou

O espírito empreendedor do então jovem Jaime Idalgo Fernandes foi o que motivou a criação da Móveis Belas Artes nos anos 80. A experiência de 8 anos trabalhando com marcenaria e o desejo de criar móveis à sua maneira foram o pontapé inicial para começar o negócio no ramo de móveis planejados residenciais.


De lá para cá muita coisa aconteceu, Jaime e seu irmão Paulo Idalgo Fernandes decidiram investir toda a energia em mobiliário comercial, conquistaram a homologação de empresas do ramo de conveniência de postos de combustíveis e hoje a Belas Artes é a fabricante oficial das principais bandeiras de lojas de conveniência do Brasil. O market share da empresa no Brasil atingiu 80% no ramo de móveis comerciais para lojas de conveniência e hoje, mais de 30 anos depois, volta a galgar a expansão - voltando às origens e produzindo móveis residenciais de alto padrão atendendo lojistas por todo o país. E claro, mantendo o setor de móveis comerciais 100% ativo.


Confira a seguir os momentos importantes dos 36 anos de história da Móveis Belas Artes e porque essa é uma empresa que o lojista de móveis planejados pode confiar para fabricar os projetos de seus clientes.


O início de tudo 


Com 15 anos de idade, Jaime Idalgo Fernandes começou a trabalhar numa fábrica de móveis e depois de 8 anos resolveu iniciar seu próprio negócio. “Com 23 anos eu montei a minha própria fábrica. Achei que foi um tempo, de certa forma, curto, mas era o instinto empreendedor dizendo que era a melhor hora”, explica Jaime. O espírito empreendedor sempre esteve presente na personalidade de Jaime, e por isso a iniciativa de criar a sua própria fábrica e sonhar com planos futuros.


Desafios


No início da Móveis Belas Artes tudo era escasso: capital, clientela, estrutura. As primeiras máquinas foram compradas com o dinheiro de um carro vendido por Jaime, porém outros equipamentos ele mesmo teve que improvisar, montou com o que tinha de recursos. Quem vê as máquinas computadorizadas, nestings, coladeiras de borda equipada com coleiro PUR, máquinas de furação CNC, seccionadora de pinça e um sistema moderno de exaustão importado da China - e que dobrou a capacidade produtiva dos mais de 7mil m² da empresa hoje em dia não imagina que um dia isso aconteceu. “Foi bem difícil no começo, bem desafiador. Mas com fé em Deus e muito foco chegamos lá. A gente sempre teve um foco muito forte no que queria alcançar”, conta o empresário.


O nome


A escola de Belas Artes, uma escola de artes europeia reconhecida no vanguardismo artístico inovador responsável por formar grandes nomes da arte mundial, foi a grande inspiração da criação do nome da empresa. Dois dias antes de começar a sua própria fábrica, Jaime estava assistindo o jornal quando escutou a jornalista falando o nome da escola. “O espaço já estava alugado e as máquinas instaladas, faltava só começar. Eu ouvi o nome no jornal e decidi: esse vai ser o nome da nossa empresa”.


A volta para casa


A história comercial da Móveis Belas Artes envolve um início focado em mobiliário residencial, seguido por uma mudança de estratégia de negócio. “Durante a jornada houve uma época que devido à escassez de mão de obra e a automação da fábrica começamos a produzir móveis comerciais, por se ter mais condição de fazer modulações padronizadas”. O empresário conta que na época foi uma decisão que deu condição de automatizar a fábrica e utilizar menos mão de obra especializada. Conforme o tempo foi passando e a tecnologia melhorando, eles se sentiram aptos a voltar a oferecer o serviço de mobiliário residencial, agora de alto padrão.


Móveis residenciais de alto padrão


Os investimentos em automação e tecnologia permitiram à Móveis Belas Artes alcançar um padrão de qualidade de fábrica com a exclusividade de um projeto autoral. “A tecnologia de hoje proporciona entregar exclusividade para nossos clientes e sem precisar usar mão de obra especializada de marcenaria”, explica Jaime. Desta forma a empresa utiliza mão de obra especializada em outras áreas como TI, programação, desenvolvimento de software, área de controle de lote, operação de máquina, máquina CNC, computadorizada. “Foi um salto que o segmento deu e por estar há mais de 30 anos no mercado traz esse entendimento de forma mais tranquila”, conta.  


Para se tornar parceira da Móveis Belas Artes basta ser lojista de móveis planejados multimarca ou ser um arquiteto ou design de interiores. 


Fale com a nossa equipe, entre em contato pelo link a seguir e solicite sua licença teste: https://www.moveisbelasartes.com.br/lojistas/