4 dicas para melhorar o gerenciamento da sua loja de conveniência

A loja de conveniência atualmente é uma importante ferramenta na fidelização de clientes em um posto de gasolina.

A loja de conveniência atualmente é uma importante ferramenta na fidelização de clientes em um posto de gasolina. É aquele momento que o seu consumidor para pra tomar um cafezinho, beber uma cerveja ou fazer uma compra rápida. E se o serviço for bom, pode ter certeza que ele voltará mais vezes.

Mas a gestão de uma loja de conveniência é uma tarefa que impõe muitos desafios. O principal deles é o gerenciamento de estoque. Afinal, é preciso dosar a quantidade certa de produtos que satisfaçam a necessidade dos clientes sem que haja excesso de itens armazenados. Por isso, nós vamos te dar quatro dicas valiosas para melhorar o gerenciamento de estoque da loja de conveniência do seu posto. Confira.


1. Faça um inventário


Este é um processo básico no gerenciamento de estoque da sua loja de conveniência: fazer o levantamento e o registro dos itens comercializados. O inventário de uma loja de conveniência demanda uma frequência maior do que em outros estabelecimentos, por conta da maior rotatividade.


É a eficiência deste controle que fará com que não falte nada para o seu cliente. Após coletar as informações, elas devem ser devidamente cadastradas para iniciar o controle.


Se você conta com sistemas de gestão que possuem esse gerenciamento, o trabalho fica muito mais simples!


2. Automatize o seu gerenciamento de estoque


Muitas empresas fazem este cadastro em planilhas de Excel, mas a verdade é que este modelo está muito mais suscetível a falhas que podem comprometer o seu negócio. O ideal é utilizar um sistema de gestão para esta tarefa.


A automação proporciona praticidade, pois estes sistemas são preparados para receber essas informações, especialmente aqueles que trabalham especificamente com automação para postos de combustíveis e conveniências.


O webPosto conta com essa facilidade! Em uma interface touch screen você consegue otimizar o seu trabalho em poucos cliques. Além de contar com um sistema de conferência de estoque através de leitura de código de barra, controle de comanda de mesa, agilidade com produtos de maior rotatividade disponíveis na tela principal e emissão de cupom fiscal.


Otimização do estoque


Mercadoria parada é sinônimo de perda de dinheiro. Portanto, é necessário um rígido controle sobre entradas e saídas para garantir que não haja faltas ou excessos. Este é um dos grandes desafios do gerenciamento de estoque, afinal, é preciso identificar as tendências de demanda dos clientes – ou seja, satisfazer a necessidade dos consumidores e evitar a compra de produtos com baixa saída.


Técnica PEPS


A técnica PEPS (Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair) também contribui para a otimização do estoque. Basicamente, trata-se de garantir que os primeiros itens a entrarem no estoque sejam os primeiros a sair das prateleiras.


3. Rotatividade dos produtos sem giro


Uma boa estratégia para se livrar dos produtos encalhados é criar descontos e promoções. Além de fazê-los saírem da prateleira, este tipo de ação também fideliza clientes. Mas cuidado: esses produtos não podem de maneira alguma estar fora do prazo de validade!


4. Defina processos internos


Seu time precisa estar alinhado com a sua gestão, portanto, é preciso criar procedimentos bem definidos. Crie fluxogramas de entrada e saída, indicadores, check-list do estoque, abertura de pedidos de compra, entre outros processos que padronizam o trabalho do seu time.


Estes processos também precisam contemplar a organização do estoque, afinal, as prateleiras precisam ser organizadas e limpas.


Essa matéria foi originalmente publicada pelo site Brasil Postos.